quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Um pouco da Costa das Baleias e Abrolhos

COSTA DAS BALEIAS
Situada no litoral extremo sul do Estado da Bahia, a Costa das Baleias compreende os municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri. No passado essa região pertenceu a Capitania de Porto Seguro e foi através dos seus caudalosos rios que os entradistas penetraram para o sertão em busca de ouro, prata e pedras preciosas.
Nas desembocaduras desses rios os pioneiros ergueram povoados e vilas, testemunhos iniciais da colonização. Hoje o visitante pode observar os traços deixados pela ocupação colonial na arquitetura solene das igrejas, no desenho urbano das cidades, nos sobrados com fachadas revestidas de azulejos vindos do Reino e nos nomes, portugueses de vilas e cidades. A Costa das Baleias possui uma diversidade de atrativos abrangendo grandes extensões de praias, propícias para a prática de esportes náuticos, rios de águas limpas, manguezais, restingas e vegetação exuberante e nativa, onde a natureza ainda se encontra preservada. São esses atrativos, muitos dos quais ainda pouco divulgados, que formam uma forte vocação de ecoturismo. Além disso, destacamos a singularidade cultural das comunidades locais com sua culinária típica, seu artesanato peculiar e suas tradições reinventadas.

Não há dúvida, no entanto, que uma das características mais marcantes da Costa das Baleias é o Arquipélago de Abrolhos, refúgio e berçário das baleias jubarte. Os recifes de corais sob as águas rasas e azuis são reconhecidos de todo o Atlântico Sul. Em 1983, as cinco ilhas de origem vulcânica e o recife de Timbebas foram legalmente protegidos com a criação do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, que recebe atualmente milhares de visitantes atraídos pela beleza de sua paisagem oceânica.

ABROLHOS

Em 1503 a expedição do descobridor italiano Américo Vespúcio passou por essa região e anotou na carta de navegação a seguinte frase: "Quando te aproximares da terra, abre os olhos". Daí surgiu o nome Abrolhos, para designar uma área cheia de recifes de corais (que chegam a ter 15 km de extensão por 5 km de largura), com cinco ilhotas de origem vulcânica, localizado à cerca de 62 km da costa da cidade de Nova Viçosa, formado por cinco ilhas: Santa Bárbara, Redonda, Siriba, Sueste e Guarita. Junto com o Parcel de Abrolhos, a leste, e o recife das Timbebas, a noroeste, compõem o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos foi o primeiro a ser criado no Brasil, em 6 de abril de 1983, ocupando uma área de aproximadamente 266 milhas náuticas quadradas. A região possui águas cristalinas e cálidas, entre 24º e 28º C, que constituem um ambiente ideal para cerca de 19 espécies de corais, inclusive o Coral Cérebro (Mussismilia brasiliensis), existente somente em Abrolhos. Os recifes crescem em colunas, com a forma de imensos cogumelos, denominados Chapeirões.

4 comentários:

Ed Cotait disse...

Não sei se poderemos dizer que começou, mas estou saindo de casa agora, rumo à mansão de Chris e Felipe Ribeiro!!
Vou indo nessa!
Abraços

Ricardo Trevizan disse...

Amigos, boa viagem!!

Felipão, não acredito que você ganhou um boné do Lula hahahahahaha, merece um foto com ele na cabeça hahahahaha...

Continuem com a boa viagem!
Grande abraço a todos

Ricardo Trevizan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Amei o berçário das baleias!SDS A TODOS CHRIS